Whatsapp Auditline
Auditiline Contabilidade
Ícone das redes icone do telefone icone do Whatsapp icone do waze icone do email
  1. Home
  2. Publicações

PUBLICAÇÕES

Seu condomínio tem CNPJ? Saiba porque um contador importante

Seu condomínio tem CNPJ? Saiba porque um contador  importante

Se um condomínio não tem a vantagem de ter um CNPJ, perde a oportunidade de economizar e se regularizar aos olhos da lei. 

 

Não se trata de burocracia e papelada para preencher, mas de um caminho para manter tudo organizado e acertado com a receita federal. 

 

Entretanto é necessário ter tempo, paciência e conhecimento em contabilidade para não se perder nos prazos e ficar preso em multas e taxas adicionais que vão dar muitas dores de cabeça ao síndico. 

 

A melhor solução é entender a importância de um contador. Leia a seguir. 
 

CNPJ para condomínio é obrigatório 

 

O que caracteriza a inscrição em um CNPJ são as aplicações financeiras e o registro de funcionários. Um condomínio se encaixa dentro destas características diante das leis federais, portanto um CNPJ é obrigatório para um condomínio. 
 

Isenção do imposto de renda  

 

O CNPJ de um condomínio permite a isenção do imposto de renda, mas é necessário uma destreza contábil para garantir este benefício. Não basta declarar a aquisição de um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, devido a necessidade de organização de todas as entradas e saídas de recursos. 
 

A importância de contratar um bom contador  

 

Um contador é um organizador de contas que tem um ciclo de renovação mensal. A meta é o pagamento de obrigações contábeis e a criação de estratégias para diminuir gastos e realizar aplicações financeiras mais vantajosas. Uma contabilidade especializada em condomínios auxilia na gestão de inadimplência. 

 

Outro ponto positivo é o desenvolvimento de uma reserva de emergência para reparos, reformas e melhorias em estrutura para os condôminos. Aproveitar o dinheiro com inteligência é uma das características de uma boa gestão contábil. 
 

Saldo positivo e equilíbrio entre despesas e receitas  

 

A contabilidade para condomínios é uma oportunidade de conseguir um saldo positivo nas finanças e evitar que as despesas aumentem e sejam maiores do que as receitas. Como um síndico tem muitas coisas para resolver, pois é um administrador de solicitações e reclamações dos condôminos, um bom contador se torna um braço direito. 

 

Um regime de caixa equilibrado em todos os quesitos será o remédio para amenizar e resolver questões que podem prejudicar as relações sociais entre moradores. 

 

O condomínio precisa contratar um contador? 

 

A lei não obriga o condomínio a contratar um contador, todavia o Código Civil, Art. 1348, compete ao síndico uma série de obrigações de nível avançado em organização financeira, como; “elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano”, “cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas”, “prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas”, e etc. 

 

A Auditline é especialista em contabilidade para condomínios, e desde 1960, acumula cases de sucesso e soluções eficazes e elogiadas por seus muitos clientes. 

 

Antes de contratar qualquer serviço de contabilidade é necessário que o síndico saiba quais são as suas reais atribuições e o que compete ao contador. 


Entre em contato com a equipe de atendimento.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: | ICOI CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER: